quarta-feira, 19 de maio de 2010

MATEMÁTICA - PROJETO DA ESCOLA VALDEMAR ROCHA

TEMA: Leitura e escrita “Reflexiva” no mundo “Amplo” da Matemática
PÚBLICO ALVO: Alunos do 6º ao 9º Ano/Fundamental II
PERIODO: 06 Meses (Fevereiro a Junho)
PROFESSORES: Cursistas do Gestar II -  Jocilânia, Katianne, Maria Barros, Elizeuda, Kerlânia e Ana Rita
TUTORA: Tatyanna Albuquerque


JUSTIFICATIVA

Devido a “Matemática” ser uma disciplina complexa, mas uma ciência exata e é tida para os educando como bicho de sete cabeças e ainda ser dada a alunos não alfabetizados, torna-se muito difícil obter um rendimento satisfatório. Sabendo que o aluno para aprender é preciso de oportunidade que já vem tendo ao longo dos anos. E mesmo assim nota-se como nada tenha sido feito. Foi pensando nisso que elaboramos um projeto dinâmico, visando uma interdisciplinaridade, “leitura e escrita reflexiva” dentro do ensino da matemática.

OBJETIVO GERAL

Desenvolver a capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo e formar indivíduos dotados de competência e habilidades mais amplas e profundas, capazes de aprender a aprender e convencidos das necessidades de aperfeiçoar continuamente seus conhecimentos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo a sua volta; 
  • Estimular o educando a construir seu próprio conhecimento, adquirir habilidades na leitura e escrita com autonomia; 
  • Desenvolver a “auto-estima” e a perseverança na busca de soluções; 
  • Utilizar conceitos e procedimentos matemáticos, bem como recursos tecnológicos.

CONTEÚDOS  
  • Operações Fundamentais; 
  • Tabuada; 
  • Situações-problemas. 
  • Raciocínio lógico.

PROCEDIMENTOS
  • Trabalhar as operações fundamentais e a tabuada, através de desafios, jogos e problemas lógicos; 
  • Utilização de treino ortográfico, fixando a aprendizagem sobre a escrita numérica e o nome dos números; 
  • Utilização de encartes com preço de objetos para trabalhar informações em grupo, gerando assim algumas situações-problema; 
  • Conhecer dados e informações do cotidiano e aplicá-los em sala de aula na resolução de problemas matemáticos; 
  • Construir figuras geométricas, usando instrumentos de apoio e aplicá-los aos conceitos da geometria; 
  • Trabalhar a leitura através da organização da seqüência correta de textos e calcular problemas expressos neles para chegar a um resultado lógico.

CRONOGRAMA

MARÇO - Operações Fundamentais e Tabuada;
ABRIL - Raciocínio lógico e Situações-problemas.
MAIO - Situações – problemas envolvendo as operações fundamentais e Culminânica do Projeto

   
RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS

Livros didáticos, revistas, propaganda de preços, pesquisa na internet, material doPDE Gestar- Cadernos de teoria e prática e AAA, etc.

  
CULMINÂNCIA DO PROJETO
  • Será feito uma exposição das atividades realizadas durante o percurso do projeto;
  • Depoimento de alguns alunos;
  • Apresentação de vídeos para a tutora do curso, relatando as experiências dos alunos no desenvolvimento das atividades realizadas.

AVALIAÇÃO
 
A ação avaliativa deve ser continuada, processual e dinâmica, levando em conta o desempenho dos alunos no decorrer das atividades propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário