domingo, 14 de março de 2010

PROJETO "APRENDER A APRENDER" (Escola Cel. Domingos Alves Pereira)

PROFESSORES CURSISTAS: Maria Eliene Marques e Messe Maria Messias PROBLEMÁTICA: Nossos alunos apresentam dificuldades na leitura, escrita, compreensão e expressão oral. Estamos empenhados em suprir tais dificuldades, pois desenvolveremos várias estratégias com a finalidade de superar tais problemas. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: Segundo Ruth Rocha, leitura não pode ser só folia, o livro é também uma forma de enriquecer o vocabulário. OBJETIVOS: Desenvolver a aprendizagem leitora, permitindo reconhecer a leitura como fonte de prazer e reconhecimento de mundo. ESPECÍFICOS: Despertar a curiosidade para leitura de diversos gêneros textuais; oportunizar o conhecimento ou reconhecimento das variações linguísticas existentes em cada tipo de texto; propiciar, através das leituras realizaas momentos de discussões proveitosas e prazerozas; possibilitar ao aluno, ser um pesquisador e divulgador de ideias e um criador de situações, levando para sua família o valor que tem a leitura; estimular o gosto pela leitura, despertando o desejo ao encontro do saber, através de consultas à biblioteca e outras fontes de pesquisa; envolver os alunos em maratona de leitura, sendo eles mesmos os autores de poesias, contos, fábulas e outros gêneros textuais, transformando-os em leitores de suas próprias produções; sensibilizar s alunos quanto às questões ambientais, de cidadania e ética, oferecendo-lhes fonte de leitura que abordem essas temáticas; favorecer o intercâmbio dessas leituras com pais, professores, funcionários e outras pessoas da vivência da escola; oportunizar hábito de escutar histórias, valorizando o livro como fonte de conhecimento e entretenimento; incorporar a leitura à rotina de ensino, transformando o professor em responsável direto pelo hábito de leitura dos estudantes. METODOLOGIA Visita à biblioteca para que o aluno tenha contato com diferentes gêneros textuais; leitura de livros literários - os mais longos serão divididos em capítulos; leitura em família, onde o aluno deve levar livros para casa e ler junto com seus familiares, propiiando assim, um incentivo de leitura para o aluno e sua família; realizãção de leituras em todas as matérias, não somente em Português; contação e dramatização de histórias realizadas em sala de aula; formação do cantinho da leitura em cada sala de aula; realização de leitura feita pelo professor todos os dias, antes de iniciar a aula (leitra livre); leitura das produções feitas pelos alunos; exposição das produções realizadas em sala de aula, para que sejam lidras tanto pelos alunos quanto pela comunidade escolar; dia de contação de histórias realizadas pelos alunos, professores e comunidade. CRONOGRAMA O projeto será desenvolvido na EEF. Cel. Domingos Alves Pereira, no período de março a junho; 1º momento: março, apresentação do projeto; 2º momento: realização das atividades propostas no projeto nos meses de abril a junho; 3º momento: culminância do projeto, envolvendo escola e comunidade. AVALIAÇÃO: Será feita no decorrer das atividades desenvolvidas no projeto, observando o desempenho dos alunos, tanto na leitura quanto na expressão oral e escrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário